Comentando Filme: Clube da Luta (1999)

O personagem de Edward Norton narra a história de como criou o Clube da Luta, um local onde homens que não encontraram um sentido para a vida, aliviam suas tensões e fogem da rotina de seus trabalhos mal-remunerados e onde não são valorizados. Norton vive um cara que frequenta grupo de terapia gratuitos de doentes, viciados, neuróticos e outras pessoas que vivem uma dor maior do que a dele, e com isso ele alivia a sua dor.

Clube da Luta

Mas o que é o Clube da Luta? Ele não tem lugar definido, pode ser num balcão abandonado ou no subsolo de um velho bar, mas é onde estas pessoas liberam sua agressividade e vivem a violência como um fim. Todo começou o narrador encontra Tyler Durden (vivido por Brad Pitt), um cara que não tem o menor amor à própria vida e não tem medo de absolutamente nada. Um dia os dois, ambos de mal com a vida, brigam. Eles se machucam, mas se sentem mais relaxados, mais preparados para seguir em frente com suas vidas; tornam-se amigos e brigam toda vez que estão insatisfeitos com seus cotidianos. Eles acabam levando seu novo hábito para mais pessoas e o Clube da Luta é fundado. Só que Norton está satisfeito com o jeito que as coisas estão agora, mas Brad Pitt quer mais, quer brigar com o mundo inteiro.

Inspirado no livro de Chuck Palahniuk, o diretor David Fincher faz de Clube da Luta uma amostra marcante da incipiência das relações cotidianas. Existe o mínimo de humanismo em ambiente tomado por individualismo. Ao equilibrar discurso ousado e evidente talento técnico, o cineasta norte-americano inscreve-se entre os autores mais importantes do cinema. Recomendo, é claro!

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram