13 Episódios Memoráveis de “O Toque de um Anjo”

Acreditar é o primeiro passo. Touched by an Angel foi chamada de “O Toque de um Anjo” no Brasil. Esta série é para quem está pronto para crer e ter esperança. Um trio de anjos participam das vidas de muitas pessoas dando "pequenas" ajudas para resolver seus problemas.

Bom, TBAA foi uma série muito importante na minha vida, comecei ver aos 7 anos de idade com minha mãe, os episódios ensinavam e repassavam mensagens que me ajudaram a me tornar um homem de bem. A série permanece em minha memória, assim como todos seus valores repassados.

Ilustração: OPlanetaAlternativo.com

Na série, Monica (interpretada por Roma Downey) é uma aprendiz de anjo que acaba de ser promovida do setor de procura e salvamento para o de assistência social. Agora, ela deve viver entre os homens, em forma humana, e ajudar as pessoas a lidarem com situações complexas e dolorosas, e a recuperarem a fé em Deus e na vida. Certo dia ela é uma enfermeira, para no outro ser jornalista, é também policial e produtora de TV, além de trabalhar como motorista, pintora, garçonete e desempenhar tantas outras funções, quantas necessárias para se aproximar de seus protegidos.

Mas ela não está sozinha em suas tarefas, Monica recebe instruções de Tess (interpretada por Della Reese), sua supervisora, um anjo experiente que tem na franqueza sua característica principal e na música a sua melhor forma de expressão.

Elas ajudam famílias a se reconciliarem, incentivam que as pessoas enfrentem seus medos e deslanchem suas carreiras profissionais, revitalizam laços de amizades e até um lago. Mas anjos também têm a difícil missão de confortar a todos na hora da perda. Andrew (interpretado por John Dye) é o anjo da morte responsável por acompanhar as pessoas dando-lhes paz e serenidade na hora da partida.

O Toque de um anjo estreou nos EUA em 21 de setembro de 1994 e permaneceu no ar até 27 de abril de 2003. O seriado trabalha com uma fórmula simples e cativante de narrativa, na qual histórias cotidianas, dramas e dilemas sempre têm um desfecho acalentador. Até mesmo a morte é retratada de tal forma.

Vai uma lista de 13 episódios memoráveis da série!

1. Episode 1x01: “The Southbound Bus”

Cena do episódio
O primeiro episódio da série. Em sua primeira missão, Monica ajuda um menino chamado David que procura pela mãe. Christine decidiu abandonar o filho e o marido Nick por se sentir culpada pela morte acidental da filha mais nova. Nick é um detetive que trabalha muito e não tem tempo para cuidar de David, ele contrata Monica como babá do menino. A anjinha sensibilizada com a dor de David parte em busca de Christine e consegue convencê-la a se perdoar e voltar para a casa. Com a família de David novamente reunida Monica parte para outras missões.

Era o inicio de tudo!

2. Episódio 5x08: “Psalm 151” (Episódio 100)

Monica, Tess e Andrew celebram a centésima tarefa de Mônica com um bolo em um parque. No mesmo parque Audrey, uma mãe solteira que escreve jingles comerciais, celebra o aniversário de seu filho Petey. Petey tenta apagar as velas, mas é interrompido com forte tosse, um efeito de sua doença, a Fibrose Cística. Em mais uma missão, Monica chega à casa de Petey e Audrey como uma potencial hospéde, depois que Audrey coloca um quarto para alugar. No caminho conhece Cornelia (que quer ser chamada de Celine), a melhor amiga de Petey que é a fã número um de Celine Dion. Celine apresenta Monica para Audrey e Monica se muda para sua casa.

Joseph Cross interpreta Petey no episódio ''Salmo 151''
Numa manhã, Petey toca uma música para Monica, na fita toca uma música que Audrey começou a escrever quando Petey nasceu, mas desde então não conseguiu terminar. Quando seu estado de saúde piora, Petey é levado às pressas para o hospital onde, após sua libertação, ele e Celine ouvem algumas enfermeiras dizendo que ele não tem muito tempo para viver. Petey diz Audrey, que está tendo problemas para aceitar o destino de seu filho, que quando ele morrer, ele quer morrer em casa. Petey, com a ajuda de Monica, começa a compilar uma lista das coisas que ele quer fazer antes de morrer. Seus itens incluem: Aprender a tocar piano, encontrar uma casa para Fluffy (sua iguana de estimação), encontrar alguém para cantar com a mãe, encontrar alguém para remover a neve.

Com a ajuda de Tess e Andrew, essas coisas começam a se realizar (Tess concorda em cuidar da iguana). Petey e os anjos passam para os itens mais complicados da lista, incluindo a apresentação de Celine à verdadeira Celine Dion. Celine é vendada e levada para uma sala de concertos para encontrar Celine Dion em seu camarim antes do show. Celine Dion diz a Petey e Celine, que está encantada e que ela vai cantar uma música especial para eles. Mais tarde, durante o concerto, ela canta “Love Can Move Mountains” para as crianças. No final do concerto, Petey fica muito doente e, no hospital, Audrey chega à conclusão de que Petey vai morrer em breve.

Celine, com a ajuda de Tess, resolve ajudar a permitir que Petey morra em casa, outro item de sua lista, e eles visitam a convênio na esperança de obter uma dispensa médica permitindo isso. Quando eles são negados, Tess pede para ver o gerente, que é o pai de Celine. Quando ele diz que não pode fazer uma exceção a uma regra, mesmo para Petey, Celine retorna ao seu escritório em um vestido e pérolas, e canta "Love Can Move Mountains". Ela pede a seu pai para provar que ele ama Petey. O desejo é atendido. Petey é levado para casa e, enquanto ele dorme, Audrey descobre o caderno com sua lista, incluindo o desejo de que Audrey terminasse sua música. Audrey tenta terminar a música, mas cai em lágrimas quando ela não consegue passar do primeiro verso.

Monica se revela como um anjo para Audrey, conforta-a e pede que ela conte ao mundo inteiro sobre o amor de Petey com sua música. Audrey trabalha a noite toda para terminar a música e, de manhã, acorda Petey, dizendo para ele riscar aquele item da lista. Petey é levado para fora para encontrar muitos vizinhos reunidos para cantar a canção final de Audrey, “O Salmo 151”, o coro principal do qual proclama: “Enquanto eu viver, testemunharei o amor!” Andrew diz a Petey: “É, terminou.", e o jovem morre enquanto a multidão continua a cantar sua música. Monica risca o item final da lista de Petey: "Ir Para o Céu".

O episódio conduz o espectador a um encontro pessoal e inesquecível com Deus. Uma combinação perfeita de música e fé, capaz de mergulhar o público em questionamentos profundos, negados a se fazer ao longo dessa passagem chamada VIDA. O episódio aborda um tema forte, delicado e de acontecimento inevitável em nossas vidas: A Morte.

3. Episódio: 6x03 “The Last Day Of The Rest Of Your Life”

Cena do episódio
Em mais uma missão, Mônica, Tess e Andrew ajudam um grupo de pessoas a encontrar a felicidade nos momentos finais de suas vidas. Corey, Stasi, Dolores e Larry se encontram em uma reunião do grupo de apoio, todos respondendo ao mesmo anúncio, enviado por Tess: "Você está pronto para o último dia do resto da sua vida?" Sim, pois todos eles estão correndo risco de morte devido problemas de saúde. Rachel também aparece, mas algo profundo e pessoal a impede de entrar no local. Como orientadora do grupo, Monica explica que seu propósito será “dar sentido à vida que você está deixando para trás e explorar o que significa enfrentar a morte”.

Dolores é uma idosa de 67 anos que está morrendo de enfisema. Stasi, proprietária de um salão de cabeleireiro, é divorciada e mãe de dois filhos; ela tem hepatite. Larry, um jogador ávido e trabalhador de construções, está morrendo de envenenamento por amianto. Corey não vai dizer do que está morrendo, o que irrita Larry. Finalmente, Rachel se levanta a coragem para se juntar aos outros e revela que ela tem um tumor cerebral inoperável. Monica os encoraja a fazer uma lista de coisas que eles querem realizar antes de morrerem.

Na próxima reunião, Dolores admite que gostaria de aprender a dançar. Stasi diz que se arrepende de ter perdido a formatura, então o grupo planeja uma. Corey é cínico sobre esses “objetivos” e admite ter uma doença no sangue que poderia matá-lo a qualquer momento. Ele diz que gostaria de fazer algo realmente importante antes de morrer. Ele acaba falando sobre uma garota que ele gosta, que trabalha no café que ele costuma frequentar. Ele gostaria de sair com ela, mas, considerando sua doença, ele acha que isso seria injusto com ela. Larry diz que gostaria de se reconectar com sua filha adolescente, Amy. O baile é definido por duas semanas - tempo suficiente para que todos possam cumprir seus objetivos - e o grupo pergunta a Rachel o que ela gostaria de fazer. Ela relutantemente diz a eles que tinha uma filha há doze anos, mas que que acabou colocando a bebe para adoção. Ela gostaria de conhecê-la antes que ela morra.

No decorrer dos episódios, eles começam a trabalhar em seus objetivos: Andrew ensina Dolores a dançar; Larry e Rachel planejam o baile; Stasi incentiva Larry a continuar tentando falar com sua filha; Corey e Monica pesquisam na web informações sobre a filha de Rachel. Na reunião seguinte, Larry conversou com a filha. Corey tem um encontro com Karla (da cafeteria). E ele também tem outras novidades: ele fez algo importante. Corey dá a Rachel um envelope com toda a informação que ela precisa para encontrar sua filha. No começo, ela está emocionada, mas Rachel logo percebe com horror que ela não pode deixar sua filha para trás pela segunda vez.

Monica encontra Rachel em casa e se revela que é um anjo. Monica diz a Rachel que sua filha está segura, feliz e amada. Monica encoraja Rachel a contar ao marido Seth sobre a adoção (o que aconteceu antes deles se conhecerem). No baile de formatura, Rachel chega com Seth, em quem ela finalmente confiou. Stasi é coroada rainha. Corey chega com Karla e a filha de Karla, Bridget. Dolores dança com Andrew. Larry dança e se reconecta com a filha. E quando a pequena Bridget menciona que ela foi adotada e nasceu em 22 de outubro de 1987, em Bullhead City, a última conquista é feita, pois Rachel conheceu sua filha! Dolores acaba falecendo e sendo guiada por Andrew, onde a leva para casa. Enquanto dão uma última volta na pista de dança, ela olha para trás e sorri ao ver os amigos que ela foi abençoada por ter.

Sem dúvidas um episódio tocante e um dos meus favoritos da série! 

4. Episódio: 6x24 “A Clown's Prayer”

O episódio começa em um circo. É lá que o episódio se desenvolve. Monica e Tess riem enquanto se olham nos espelhos da casa de diversões de um circo chamado Grazeldi. Tess lembra a Mônica que, assim como suas imagens espelhadas distorcidas, o circo tem tudo a ver com ilusão. 

Phil Fondacaro interpreta Leroy em ''A Clown's Prayer''
No episódio conhecemos Davey Tucker, ele parece ser garoto mais sortudo do mundo, porque vive no circo, mas o que acabamos descobrindo é que Davey sonha em ser um ''garoto normal''. O pai de Davey, Leroy, é um anão acondroplásico e trabalha como palhaço do circo. Tess, aparece no episódio como uma "caçadora de talentos", oferece os talentos de Monica como palhaço e Andrew como mestre de cerimônias, o apresentador do circo. O circo tem como atração uma bala de canhão humana e está precisando de alguém para ser voluntário. Leroy é sugerido, mas ele se recusa - ele tem uma fobia de espaços pequenos. Monica começa a passar mais tempo com Leroy, ele fica treinando ela e ensinando truques dos palhaços.

Enquanto isso, Davey faz amizade com Mary Jane, uma estudante local que sofre bullying por seus colegas por estar acima do peso. Mary Jane diz a Davey para manter o tamanho de seu pai em segredo, a menos que ele queira ser ridicularizado como ela. Davey começa a frequentar a escola local rapidamente ganhando as outras crianças, até Eddie, o valentão. Quando Andrew vem à escola para deixar o almoço de Davey, Davey diz às crianças que Andrew é seu pai. Mais tarde, Andrew fala com Davey sobre sua mentira. Davey diz que ele só quer se encaixar. Davey acaba brigando com Leroy, por conta de mentiras e atitudes como se envergonhar do próprio pai.

Mônica acaba se revelando a Leroy, ela é um anjo, lembrando-lhe que ele foi feito à imagem do Deus que o ama. Essa é uma das partes mais belas do episódio: Leroy observa Monica e a luz refletida sobre ela

- Você é linda, dói olhar para você. Se for essa beleza que Deus pode criar... então não olhe para mim. diz Leroy.

- Sou um reflexo do amor de Deus e você também. Mônica responde.

Mônica diz a ele que Deus procura seus filhos desobedientes e Leroy precisa fazer o mesmo para Davey. Leroy e Davey então se reconciliam, mas o circo ainda aguarda uma bala de canhão humana. Como as explosões de canhão, Monica e Andrew estão orgulhosos de ver que Tess realizou a façanha enquanto a multidão ruge de prazer. Ótimo episódio!


5. Episódio: 6x01 “Such a Time as This”

Inicio de temporada e começamos muito bem aqui. Episódio magnifico e que aborda  o sofrimento do povo do Sudão no comércio ilegal de escravos. 

No meio do deserto africano, Andrew tira fotos de escravos sudaneses trabalhando no sol quente. Nos Estados Unidos, o menino Thomas Cooper está chateado que sua mãe, a senadora Katherine Cooper, pois ela precisa retornar ao trabalho em Washington. Monica fica horrorizada ao ver as fotos tiradas por Andrew e se pergunta por que os anjos não estão no Sudão. Tess indica que Thomas é a criancinha que os levará até lá.

Em Washington, o Dr. Jospeh Akot, trabalhando com Andrew e Monica, aborda Kate sobre o problema da escravidão no Sudão, mas Kate, defendendo a posição do governo sudanês, nega sua existência. Eles a convencem, no entanto, a guardar as fotos, e ela cede, enfiando-as em sua pasta. De volta a casa, Thomas descobre as imagens perturbadoras e lê a carta do Dr. Joe, que diz que os escravos podem ser comprados e vendidos por cinquenta dólares americanos. Thomas é movido por uma das fotos em particular, de um pequeno menino sudanês, que Thomas nomeia Sam depois de seu irmão mais velho, que morreu antes de Thomas nascer. Thomas implora a Kate para resgatar Sam, mas ela diz a ele que o problema é muito complicado. Thomas pega a foto de Sam e a leva para a escola, onde Tess, sua professora substituta, o encoraja a falar sobre isso durante “mostre e conte”.

Enquanto isso, Kate, diante de uma dura campanha de reeleição, recebe o apoio financeiro de uma grande empresa de doces, sob a condição de não estar envolvida no Sudão, um país que, se não for perturbado, continuará fabricando ingredientes de doces a um custo baixo. Isso torna a situação particularmente difícil para Kate quando Thomas e os esforços das crianças recebem o interesse da mídia. Ela discute com seu marido James, que apóia Thomas, constrangendo Kate. Sua luta chega ao auge quando James acusa Kate de nunca perdoá-lo pela morte de seu filho, Sam, que morreu porque nunca teve seguro de saúde. De fato, Kate usa um medalhão com uma foto de Sam, atormentando James todos os dias. Kate argumenta que, se ela apoia Thomas, ela pode não ser reeleita, e então ela não pode ajudar ninguém. Ela retorna a Washington e recebe críticas pelas ações de seu filho de seus colaboradores da campanha. Monica chega com James e Thomas, que dá a sua mãe os vários milhares de dólares que ele levantou para viajar ao Sudão e comprar escravos. Ainda assim, Kate se recusa a ir, tirando as esperanças de Thomas de resgatar Sam e incitando seu marido politicamente não envolvido a votar - contra ela. Kate enfrenta com raiva Monica por ajudar com este esforço.

Mônica se revela como um anjo e diz a Kate que ela é a única que Deus está chamando para ir ao Sudão para testemunhar os abusos. Convencida, Kate viaja com os anjos e o Dr. Joe para o Sudão, e compra a liberdade de muitos escravos. Quando todo o dinheiro é gasto, Kate vê uma pessoa em cativeiro - Sam, o garotinho da foto de Thomas - e, em lágrimas, troca seu precioso medalhão pela liberdade do menino. Nos EUA, James e Thomas se orgulham de ouvir que Kate testemunhou publicamente a existência da escravidão no Sudão.

O episódio termina com a canção “For Such A Time As This“ de Wayne Watson.

6. Episódio: 7x09 “The Grudge”

Cena do episódio
No episódio ''The Grunge'', Andrew é um juiz, Monica e Tess são prestadoras de serviço comunitário. Elas trabalham com duas pessoas, Robert e Lucy. Dois velhos vizinhos e que vivem discutindo, mas que outrora já estiveram apaixonadas um pelo outro, mas proibidas de se casar. Os anjos podem curar sua contenda e ajudá-los a encontrar seu amor novamente? A missão de Mônica, é unir, dos velhinhos, que brigam por tanto tempo, mais para isso entra um garoto, que ajuda a unir os dois, o garoto acaba passando as férias na casa de seu avô Robert, e perto da casa de Lucy, que as vezes ele ia para lá. Mônica, estava com Lucy, e Tess com Robert, elas estavam para ajuda-los. O garoto acaba se acidentando depois de correr com raiva dos dois, Robert e Lucy, por terem brigado no tribunal. Ele vai para o hospital, mais as consequências são grandes, principalmente para Robert e Lucy, que se sentem culpados... Depois Tess, conta a antiga historia para Mônica, quando começou tudo, a raiva de Robert e de Lucy.

''Havia uma arvore em que ficava perto da casa dos dois, ao eles passaram a vida toda com suas familias, na direita ficava a casa de Robert, na esquerda de Lucy. Na adolescência eles se apaixonaram, foi naquela arvore que tiveram seu primeiro beijo... Depois Lucy, estava com a doentia Polio, e Robert, teve uma briga com seu pai, o carteiro, que queria ver seu filho (Robert), longe de Lucy, pelo fato dela ter a doenca Polio.''

Robert mandava cartas ainda para Lucy. Mais seu pai nunca as enviava para Lucy. Por isso que Lucy, ficou com muita raiva dele, pelo fato dele ir embora por acaso, e Robert nunca mais voltou pelo fato, de que Lucy nunca recebeu nenhuma carta... E o garoto ajudou a mudar tudo... ele se recuperou ''milagre''.

7. Episódio 6x15: “Life Before Death”

Episódio que aborda a rivalização entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. Monica está em êxtase para ser designada para ajudar sua amada Irlanda, onde ela primeiro pôs os pés na terra. Sua tarefa é ajudar um grupo de adolescentes da Irlanda do Norte, a quem ela espera convencer a ir para os Estados Unidos através de um programa chamado Project Children. No entanto, o grupo de adolescentes é formado por católicos e protestantes, grupos religiosos que lutam há séculos por uma sangrenta guerra religiosa. Recentemente, um tratado de paz foi assinado, mas a paz depende da juventude da Irlanda. Monica entrevista adolescentes para o programa e encontra amargura e preconceitos de ambos os lados.

Ela espera que dois adolescentes em particular, Tommy, um católico, e Rose, uma protestante, sejam capazes de levar os outros à paz. O irmão de Tommy, Gavin, a quem Tommy muito admira, também encoraja Tommy a trabalhar pela paz aceitando a viagem à América. Na América, os adolescentes acham que seus preconceitos são fortes e relutam em superá-los. Na primeira noite, Tommy e Rose acordam dos pesadelos da infância violenta e se encontram na cozinha. Eles compartilham uma xícara de chá e começam a se apaixonar. Sob a orientação de Andrew, Monica e Tess, os adolescentes começam a cooperar lentamente na reforma de uma casa.

Cena do episódio
Tarde da noite, Tommy e Rose se encontram em segredo para compartilhar um momento de amor, mas fica amargo quando descobrem que o pai de Tommy estava no IRA e o pai de Rose estava na Polícia Britânica. Os danos causados ​​a ambos os pais durante um motim ainda são cicatrizes para os jovens amantes, e o preconceito que coloca seus pais um contra o outro é repentinamente reacendido nesses dois jovens líderes. Monica fica extremamente desanimada, mas Tess garante que a paz pode ser alcançada. No dia seguinte, uma briga quase irrompe entre os dois grupos. A batalha é evitada pela chegada de uma banda irlandesa, e os adolescentes dançam, sua cultura comum unindo-os. Parece que a paz foi alcançada até que Tess chega com más notícias: Gavin está morto. Embora sua morte tenha sido declarada um acidente.

Enquanto Tommy se prepara para ir para casa para o funeral, ele e Rose se aproximam relutantemente. Quando eles começam a lutar novamente, Monica se revela como um anjo e diz a eles que Deus quer que eles ajudem a levar sua geração à paz. Tommy e Rose aceitam as palavras de sabedoria e finalmente aceitam o amor uns dos outros. Todas as crianças voltam para a Irlanda para o funeral de Gavin, e Tommy entrega uma mensagem de paz e uma promessa de boa vontade em seu elogio. Liderados por Tess, os adolescentes se unem no altar e cantam “Let There Be Peace on Earth”, um símbolo da lição de paz que aprenderam na América.

8. Episode 3x14: “The Violin Lesson”

Nesta missão, Mônica começa a ter aulas de violino com Jordan Du Bois, um fabricante de violinos, Monica deve garantir que ele terminar de produzir um violino que começou há 30 anos, no dia de Natal em que seu filho nasceu. O pai desavisado não percebe que Tony voltou para casa nas férias com um segredo devastador, que o anjo logo descobre: ​​Tony é gay e está sofrendo com complicações ocasionadas pela AIDS e voltou para casa para passar seus últimos momentos ao lado da família. A verdade vem a tona quando pai e filho estão sentados a mesa em um fim de noite. Desapontado com seu filho, Jordan se afasta de Tony cada vez mais.

Cena do episódio
Ao descobrir o violino inacabado que ele havia iniciado anos atrás, Monica descobre que Tess havia se revelado para a fabricante de violinos naquela época. Ela anunciou o nascimento iminente de seu filho e também lhe deu um pedaço de madeira. Mas Jordan nunca completou o instrumento porque uma mancha apareceu quando ele começou a aplainar a madeira. 

Tony confronta seu pai, que o renega. Depois que sua saúde piora, Tony entra em um hospital de especializado em AIDS na véspera de Natal. Sua mãe, Willa e sua irmã, Nora tentam persuadir Jordan a visitá-los, mas não têm sucesso.

Mais tarde naquela noite, Tony ouve canções no corredor e diz a seu funcionária do hospital, até então é a Tess, que gostaria de ver um anjo. Ela se revela, dizendo que ele não desapontou a Deus, mas ele entra em pânico, achando que a revelação é uma alucinação induzida pela morfina. De volta a casa, Monica tenta convencer Jordan para se reconciliar com Tony. A resposta de Jordan fica bem clara quando ele se revolta e joga o violino no chão, se quebrando por completo.

Tess então adverte o Anjo da Morte (o Andrew) para não julgar o fabricante do violino, assim como ele não deveria julgar Tony. Mônica se revela para Jordan, dizendo que Deus aceita Tony como ele é e pedindo que ele faça o mesmo. E é aqui o ponto principal desse episódio.

Foi a primeira vez que vi a série abordando a homossexualidade. Jordan questiona Monica devido a sexualidade de Tony, de como Deus poderia ter mandado um filho gay para ele. Monica explica que Deus ama todas as suas criações. E que nenhum ser humano é perfeito por inúmeras razões, mas que não precisava ser perfeito para receber o amor de Deus. 

Para Deus todos nós somos perfeitos, todos nós merecemos o amor um dos outros, independente de cor, raça, sexualidade. Deus ama a todos e o episódio deixa claro isso. É muito lindo e emocionante.

Milagrosamente, o violino em ruínas é restaurado e Jordan leva-o consigo para o hospital. Depois de se reconciliar com seu filho, Jordan pega o instrumento, e o defeito na madeira se transforma na forma de uma árvore de Natal. Ele toca uma canção de ninar enquanto Tony morre e é recebido por Andrew.


9. Episódio 9x19: “At The End Of The Aisle”

Wynonna Judd interpreta mais uma vez Audrey
O episódio é uma continuação de ''Psalm 151'' e ''Mother's Day''. Monica, Andrew e Tess são cordialmente convidados a testemunhar a união de Audrey Carmichael (mais uma vez interpretada por Wynonna Judd) e Scott Morgan em matrimônio sagrado ... ou não tão sagrado matrimônio. Embora Audrey tenha sido abençoada com visitas angélicas e saiba que Deus existe e a ama muito, ela não tem escrúpulos em se casar com um homem que não compartilha de sua fé. Na verdade, Scott não só duvida da existência de Deus e dos anjos, mas também despreza as crenças daqueles que o fazem. Ainda assim, Audrey ama ele e seu filho e quer fazer parte de sua família. Scott é, afinal, um bom homem e um bom pai. A diferença entre suas crenças seria um problema menor, se não fosse a promessa de Audrey de pregar a palavra e testemunhar o amor de Deus, como cantou em sua canção ''Testify to Love''.

É essa promessa, que permitiu que ela se recompusesse e continuasse com sua vida depois que seu filho Petey morresse. Mas agora, ela está tão ansiosa para continuar com sua vida, que ela está ignorando quem ela é, e o que ela sabe é verdade. Quando Monica descobre isso, ela começa a ter dúvidas sobre as iminentes núpcias de Audrey, especialmente depois de saber que a palavra "Deus" foi substituída por "Universo" nos votos de casamento.

No jantar de ensaio, Monica aborda brevemente o assunto, mas é rejeitada por Audrey, que diz a ela que "não é grande coisa". Monica olha para Tess em busca de tranquilidade, mas tudo o que ela recebe é mais uma dúvida. Tess aponta o quanto o filho de Scott, Kyle, se parece com Petey, e o quanto Audrey adora ele. Ela está se casando com o homem ou está se casando de volta à maternidade?

Monica analisa Audrey sobre o assunto naquela noite. Ela esperava um pouco de raiva, mas não estava preparada para ser convidada para o casamento. Ainda assim, ela respeita os desejos de Audrey e vai embora. Mas na noite seguinte, antes do casamento, enquanto praticava a iluminação das velas, Kyle acidentalmente incendiou a Sala de Casamento. Ele tenta apagar o fogo, mas a fumaça o domina e ele desmaia.

Do lado de fora, Scott está frenético, e está prestes a correr para procurar seu filho, quando Andrew sai do prédio com Kyle em seus braços. Ele é levado para o hospital. Esperando ansiosamente por palavra da condição de Kyle, Audrey percebe o quanto ela investiu em Kyle, e quão pouco ela tem em Scott. Quando eles descobrem que Kyle está bem, Audrey agradece a Deus, e Scott a deprecia por isso. Ela pergunta diretamente se, depois de tudo o que aconteceu, ele pode honestamente dizer que não acredita em Deus ou em anjos. Quando ele diz não, Audrey sabe que eles não estão aptos a ficar juntos. Embora ela os ame, ela ama mais a Deus e não pode negar sua fé nEle ou nos anjos que tanto tocaram sua vida.

O episódio termina com Audrey cantando ''Amazing Grace'' ajoelhada sobre os destroços ocasionado pelo incêndio. Muito lindo!

10. Episódio 8x02: “Minute by Minute”

Della Reese como Tess
Os anjos estão do lado de fora da escola de Nossa Senhora da Esperança, observando a irmã Theodore entrar na escola. É cedo ainda, 6:00 da manhã, e nem tudo está bem. A música do Punk Rock toca de um carro velho quando ele entra no estacionamento. Os alunos John e Cory estão sentados lá dentro, ambos têm dezessete anos e estão prestes a fazer algo terrível. No banco de trás do carro, há uma caixa e, na caixa, dez bombas caseiras. Eles planejam explodir a escola às sete horas, enquanto todos estão ao lado de dentro.

Bobby também tem dezessete anos e é o responsável pela construção das bombas. Quando ele chega na escola para conhecer John e Cory, ele percebe que não pode continuar com isso. Em vez disso, ele segue pela rua até uma lanchonete de fastfood onde ele trabalha. Ele pede desculpas a Tess, a nova gerente, por estar atrasado, e começa seu turno ensinando Gloria a trabalhar no caixa. Eles se dão bem.

Dentro da escola, Monica aparece para a irmã Theodore, contando sobre o plano dos garotos. Ela diz a ela que Deus vai ajudá-la a encontrar as palavras para passar para os meninos. A irmã Theodore sai para o corredor com um anjo invisível ao seu lado para confrontar seus alunos. Em um movimento chocante até para Cory, John tira uma arma do bolso e atira a irmã Theodore no ombro. Ele então muda seu plano. Ele diz a Cory que eles vão agora definir as bombas para sair às oito quando todos estiverem no prédio. Cory não quer fazer isso, mas ele também não reluta quando John diz que não tem escolha. Eles começaram a colocar as bombas.

No restaurante, Bobby fica cada vez mais nervoso quando as sete horas se aproximam. Finalmente chega a hora, mas não há explosão a ser ouvida. Ele respira um suspiro de alívio.

Andrew percorre os corredores da escola com John, tentando convencê-lo de sua tentativa equivocada de aliviar a dor em sua vida fazendo esse ato. Quando as bombas estão prontas, Cory se junta a John. Ele fica surpreso com a presença de Andrew, que diz a ele que sempre foi o plano de John de detonar as bombas quando a escola estava cheia.

Monica ajuda a irmã ferida Theodore através dos corredores até os meninos. Ela finalmente encontra as palavras que ela precisa passar para elas, e fala sobre seu passado. Ela diz a eles que antes de ser freira, seu nome era Mary Renaldi, e ela uma vez pensou que a destruição também era a resposta. Após a morte de seu irmão no Vietnã, ela ajudou a explodir um laboratório de química da faculdade que estava desenvolvendo armas. Deveria estar vazio, mas acabou por ter alguém nele. Ela fugiu e viveu com esse arrependimento todos os dias. Cory corre, chorando do prédio para avisar a todos os alunos sobre a bomba na escola, mas John não vai ceder. Enquanto isso, Bobby entrou na escola e usa um extintor de incêndio para derrubar John e arrastá-lo para um local seguro.

Nenhum dos alunos que entram acredita em Cory, pois eles veem ele como um idiota, e continuam em direção à escola. A irmã Theodore vê isso e volta a tocar o alarme de incêndio, mesmo quando o relógio bate as oito em ponto. A irmã Theodore olha para o relógio e da um suspiro. O episódio termina ali. Bem chocante.

11. Episodio 6x11: “The Christmas Gift”

Cena do episódio
O episódio começa com os personagens Robert e Brianna, que retornam para sua empobrecida cidade natal de East St. Louis para o feriado de Ação de Graças. Essa tradição incomoda Brianna, que trabalhou duro para deixar essa cidade para trás, e deseja que a mãe viúva de Robert, LaBelle, venha para sua vizinhança segura e rica. Monica e Tess assistem invisíveis como Robert chega a casa com uma linda canção de natal tocada em sua trombeta. Quando um mendigo local chamado Gabe é atraído pela música, LaBelle o recebe para jantar, para grande desgosto de Brianna. LaBelle diz a Brianna que ela está feliz em East St. Louis, onde conhece seus vizinhos e voluntários na cozinha.

Depois do feriado, Robert e Brianna trabalham duro para comprar sua casa vendendo filtros de água. Embora o dinheiro esteja muito apertado, Robert compra um celular para LaBelle por motivos de segurança. Ela liga para ele tarde da noite para lhe dizer que um vândalo quebrou uma janela em sua casa, então Robert prontamente parte para East St. Louis. Horas depois, Andrew, um policial, chega à porta de Brianna para informá-la de que Robert foi morto enquanto estava sendo roubado, a apenas um quilômetro de distância. Depois do funeral de Robert, algumas pessoas aparecem para prestar seus sentimentos, incluindo Tess, Monica e Andrew. Os anjos se oferecem para ajudar LaBelle e Brianna de qualquer maneira que puderem, e os encorajam a ficarem próximos durante esse período difícil. Embora as finanças estejam diminuindo, Brianna é orgulhosa demais para pedir ajuda a LaBelle e, em vez disso, vende a maior parte de seus bens para bazares.

Monica finalmente convence Brianna a procurar ajuda em LaBelle; Brianna concorda em voltar temporariamente para East St. Louis. A nova situação de vida irrita as duas mulheres que se culpam pela morte de Robert. Em sua raiva, Brianna esmaga o celular de LaBelle, o último presente que Robert lhe deu. Tentando fazer as pazes, Brianna pega o trompete de Robert e trocar por um novo celular. Isso deixa LaBelle furiosa, pois ela valoriza mais a trombeta de Robert do que qualquer outra de suas posses. Brianna promete recuperar a trombeta e deixar LaBelle para sempre, mas descobre que a trombeta já foi vendida. Tess acalma LaBelle, lembrando-a de que uma grande parte de Robert vive em Brianna.

Mônica se revela como um anjo e conta a uma desesperada Brianna que Deus a ama. Enquanto as mulheres se reconciliam na véspera de Natal, o sem-teto Gabe é revelado como nenhum outro que o anjo Gabriel. Gabriel tem uma revelação - Brianna está grávida! Ambas as mulheres choram de alegria quando Gabriel toca “Away In A Manger” no trompete resgatado de Robert. Lindo episódio!

12. Episódio 7x03: “Legacy”

Cena do episódio
O episódio começa com Max Rigney em seu primeiro dia de faculdade com seu pai, Sam, que tem orgulho de mostrar-lhe a casa de fraternidade da qual ele já foi presidente - a PIG House, quando era mais novo. Rafael (o anjo) os conhece e se apresenta como aluno. Tess e Andrew se juntam a Rafael, observando que Sam está pagando pela educação de Max - mas somente se ele for a essa escola, prometer essa fraternidade e fizer todos os cursos certos. Andando pelo campus, Sam é recebido por Monica; ele reconhece sua voz e tem um flashback perturbador. Mais tarde, ele descobre que Monica é uma professora visitante de filosofia, e secretamente determina que Max terá que ficar longe dela - o que não deveria ser um problema, já que ele, Sam, escolheu o curso de Max. Mas naquela noite, Rafael ajuda Max a tomar uma decisão por conta própria e fazer uma aula que seu pai não escolheu para ele - a aula de filosofia de Mônica.

Ele diz a sua mãe sobre isso ao telefone, e menciona que ele não pode prometer participar do PIG. Ele gosta de fazer as coisas por conta própria, mas naquela noite, seu pai dirige duas horas de volta ao campus para exigir que Max abandone a aula de filosofia e junte-se à fraternidade. Então Max então tenta entrar no PIG e passa por todos os rituais de trote, mas Monica é capaz de convencê-lo a ficar em sua classe. Naquela noite, Max, Jamie e Greg estão trancados na torre do relógio por dois irmãos da fraternidade. O segurança Andrew aparece e passa algum tempo conversando com Max. Depois que Greg e Max ajudam Jamie através de um ataque de asma, os meninos se tornam amigos rapidamente. Seu último ritual trote exige que, se um compromisso falhar em qualquer um dos outros desafios, ele deve beber 21 doses de tequila. Quando Jamie falha no teste de história do PIG, ele decide aceitar o desafio de beber. Quando ele não pode terminar, Greg termina para ele - bebe o resto dos tiros - e imediatamente desmaia. Os irmãos PIG convencem Jamie a levar o rap para a fraternidade dizendo que ele comprou a tequila. Jamie faz isso, sabendo que, se não o fizer, não entrará. Greg é levado para o hospital e, na noite seguinte, logo após Jamie e Max terem sido aceitos na fraternidade, Jamie é preso.

Max descobre que Greg está em coma - e que quando seu pai era presidente da fraternidade, houve outra controvérsia, sobre a qual Sam não fala muito (é a noite problemática que ele lembrou em seu flashback anterior). Max visita Greg no hospital e recebe uma revelação de Rafael, que explica que, assim como no filme popular “Matrix”, há mais neste mundo do que podemos ver. Os outros três anjos também aparecem e encorajam Max a tomar suas próprias decisões - decisões corretas, baseadas na verdade, não em concordar com seu pai. Eles explicam que a controvérsia sobre a qual Sam mentiu envolvia tentativa de estupro e que seu pai estava mentindo desde então. Max decide confrontar seu pai, falar a verdade para tirar Jamie da prisão e viver na verdade - mesmo que isso signifique pagar pela faculdade.

13. Episódios 9x21 & 9x22: “I Will Walk With You” Parte 1 e 2

Cena do episódio
Depois de trabalhar muito, Monica está a um passo, ou melhor, a uma missão de ser promovida a supervisora. Ela e o faz-tudo viajante Zach chegam a uma pequena cidade que sofre pela perda de todas as suas crianças vítimas de uma explosão na única escola do local. Os moradores deliberam sobre a possibilidade de venderem toda a cidade para a construção de um polo comercial e irem embora, quando surge a suspeita de que Zach tenha causado a explosão e ele é preso. Monica confia que Zach seja inocente e tenta defende-lo contra um promotor, que é na verdade, o próprio demônio.

Apesar dos esforços de Monica, Zach é condenado à prisão perpetua, ela então desiste de sua promoção para proteger Zach pelo resto da vida dele. Mas, a cidade descobre a causa da explosão e também que Zach é inocente e a notícia da gravidez de uma moradora reacende a esperança de todos que decidem seguir os conselhos de Monica e reconstruírem a cidade. Com mais uma missão cumprida, Monica descobre que Zach era Deus e que a renuncia de sua felicidade para proteger esse ilustre desconhecido a promoveu a supervisora. Agora, ela terá novas missões e muitas bênçãos para distribuir pela eternidade.

-

Ainda hoje me vejo assistindo um episódio ou outro, pois em tempos de histórias violentas e agressivas, Touched By An Angel ainda tem o frescor reconfortante em suas histórias, sempre animando e pregando que o bem existia e que acreditar é necessário. E, independente daquilo em que se acredita, é sempre bom ouvir uma mensagem de alento e conforto, o que era a especialidade da série e que, provavelmente, ajudou para que ela permanecesse durante muitos anos no ar. Uma frase que define a série "Deus te ama do jeito que você é."

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram