Filme – O Mágico Maravilhoso (Young Harry Houdini, 1987)

Uma vida fascinante que você precisa conhecer

Garoto apaixonado pelo mundo da mágica decide fugir de casa e acompanhar um circo. Lá, ele conhece o dono do circo, a neta dele e um misterioso índio que faz parte da excursão e vive dias inesquecíveis. Biografia de Harry Houdini (1874-1926), o mais famoso dos ilusionistas.

Assisti esse filme quando era bem novo e tenho algumas memórias sobre ele, transmitido pelo SBT durante a década de 2000. Desde então pude conhecer e descobrir mais sobre o Harry Houdini., compartilho aqui com vocês.

Young Harry Houdini

O filme narra a história de um adolescente chamado Ehric Weiss (interpretado por Wil Wheaton, de Conta Comigo, outro filme que curto muito), muito antes de se tornar o Grande Houdini. Ele acaba que fugindo de casa para se tornar o grande Houdini, o maior mágico de todos os tempos, maravilhando o mundo com sua arte legendária. Em busca de seu destino, o jovem Harry Houdini acaba fazendo parte das companhias de shows comandadas pelo mágico Tybolt Grimaldi (interpretado por Jose Ferrer) que mais parece um mago e logo descobre os mistérios do misticismo, algo tão inquietante quanto suas habilidades fantásticas. Nessa jornada nasce um interesse amoroso na bonita Calpernia (interpretada por Kerri Green), e experimenta o verdadeiro misticismo através de um curandeiro indiano (interpretado por J. Reuben Silverbird). Por fim, somos transportados para o final do século XIX. Onde vemos a luta que Houdini teve com o pai. Seu pai não queria que ele fosse um mágico, mas sim um serralheiro.

Harry Houdini (1874-1926)

Na real, o jovem Houdini fugiu de casa por volta de 1886 e pouco se sabe sobre suas aventuras de um ano na estrada. Os roteiristas do filme, James Cruickshank e Jim Orr (que também dirigiu) preenchem as lacunas com uma história colorida e divertida sobre ele se descobrir mais tarde um grande ilusionista. Gostei de ver o filme pra conhecer a história do Houdini, pois até então nunca tinha ouvido falar. Ele foi um dos mais famosos ilusionistas da história e era particularmente conhecido pela sua habilidade em abrir rapidamente cadeados e outros tipos de trancas, dentro de caixas e tanques fechados tanto dentro quanto fora da água. Houdini, que havia migrado com a família ainda pequeno para os Estados Unidos, alcançou enorme sucesso. Além de sua habilidade para escapar de correntes, ele também ficava vários minutos dentro da água sem respirar. Sua morte, contudo, aconteceu justamente em função de suas virtudes, após apresentar um número de sua "incrível resistência torácica", para estudantes em Montreal, no Canadá.

Sobre o filme considero um do gênero família bem feito para sua época e divertido que merece ser relembrado e trazido de volta pela Disney, até porque nunca mais vi reprisando em nenhum lugar. Até!

5 COMENTÁRIOS

My Instagram