Séries Na Memória – #22: Growing Pains

Do fundo de um baú esquecido no tempo (e nos canais de TV), trago para o #22 do Séries na Memória: a saudosa Growing Pains.

A família Seaver mora em Long Island e, a princípio, é somente mais uma família típica americana. Claro que, para os padrões da época, ter um pai que fica em casa e uma mãe que trabalha fora era algo bastante “diferente”. O pai, Jason Seaver, um psiquiatra, decidiu que atenderia seus pacientes em casa, quando a esposa, Maggie, decide voltar ao trabalho de jornalista como âncora de notícias do canal 19.

Os filhos são Mike, Carol e Ben. Um é completamente diferente do outro. Enquanto Mike vive sua vida de forma despretensiosa, preocupado com garotas e maneiras de se dar bem, Carol é a certinha, estudiosa, que carrega preocupações com os estudos e o futuro; Ben, o caçula, um verdadeiro artista, é o alvo das brincadeiras do irmão mais velho, além de ser muito esperto, porém, um tanto quanto ingênuo. E foi na 4ª temporada que Ben deixou o posto de caçula, logo que Chrissy nasceu. Misteriosamente, Chrissy se transformou em uma menina de seis anos entre a 5ª e a 6ª temporada.

A série abordou os problemas de família, as transformações dentro do lar, além de problemas mais profundos, como a morte do namorado de Carol (interpretado, inclusive, por Matthew Perry), sua vontade de se adequar ao modelo injusto de beleza quando decidiu fazer uma plástica no nariz… ou Mike se mudando de casa… para morar em cima da garagem, para aprender mais sobre responsabilidades. Growing Pains, como diz o nome, nos trouxe as “dores do crescimento”, uma família unida buscando atravessar as adversidades da vida, filhos indo embora para estudar, os medos da vida adulta…

Na 7ª e última temporada, o seriado teve uma adição interessante: Leonardo DiCaprio. Interpretando Luke Brower, os produtores trouxeram o personagem quando acreditavam que os indices de audiência estavam caindo. Os Seavers, um pouco relutantes no começo, acolheram o garoto sem lar. Luke era um dos colegas de Mike, na Clínica de Saúde da Comunidade e rapidamente tornou-se um membro da família. Ele deixou o lar dos Seavers para ajudar seu pai a abrir uma parada de caminhões em Tuscon. A série acabou antes que Luke pudesse voltar. DiCaprio não gosta muito de falar sobre esse papel, inclusive, não aceitou participar do filme da série, lançado em 2004 (ele já havia feito a fama pós-Titanic).

Growing Pains

A série se encerrou com Maggie conseguindo um emprego em Washington D.C, o que fez com que a família precisasse se mudar. No último episódio, a família Seaver faz um piquenique no chão de sua sala vazia, relembrando o passado. O filme resgata o drama dos Seavers vendendo a casa que consolidou a união da família e Mike tornando-se senador. Todos os integrantes originais participaram do longa-metragem. 

 Algumas curiosidades: Kirk Cameron (Mike Seaver) é irmão da atriz Candace Cameron Bure, a eterna DJ de Full House. Na época em que Kirk fazia sucesso em Growing Pains, Candace fazia o mesmo sucesso em Full House, em emissoras concorrentes; Candace participou de dois episódios da atração. Robin Thicke, filho de Alan Thicke (Jason Seaver) participou de três episódios da série, interpretando três papéis diferentes (todos como figurante). Brad Pitt esteve presente em dois episódios também interpretando personagens diferentes. Hillary Swank também teve participações em dois episódios do programa, sendo o 4º trabalho da vida profissional da atriz. 

 No Brasil, Growing Pains fez a alegria dos fãs nas manhãs da Warner Channel e, também, no SBT, onde ganhou o nome de “Tudo em Família”. O programa foi encerrado com 7 temporadas e 166 episódios produzidos.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram