Dica de Série – #11: Criminal Minds

O que pensa uma mente criminosa ao arquitetar um plano? Quais são as motivações de um serial killer? Ou, o que pensa um criminoso sexual ao sair por aí raptando pessoas e, algumas vezes, tirando suas vidas? Inúmeras perguntas e um grupo de profissionais prontos para fornecer várias respostas.

Dica de Série dessa semana, Criminal Minds é uma produção que lê o comportamento de seus personagens. E lida com uma das partes mais sensíveis de cada um de nós: o cérebro! Diferente de outras séries policiais, a grande arma contra os criminosos não estão nos caros equipamentos que processam exames de DNA, mas nas mentes dos agentes da BAU (Behavioral Analysis Unit), a Unidade de Análise Comportamental do FBI.  

Partindo do ponto de vista do criminoso, os agentes tentam imaginar as motivações do suspeito e assim descobrir o seu próximo passo e o possível padrão que levará até sua próxima vítima. Ou seja, eles fazem um “profile” ou perfil do criminoso e tentam, a partir de algumas características típicas, ligadas ao estilo de crime, antecipar os movimentos antes que aconteça o próximo ataque.

Criminal Minds

O enredo é produzido por Mark Gordon, também produtor responsável por Grey’s Anatomy, Private Practice e Army Wives. A série gira em torno da equipe formada pelo agente especial Jason Gideon (Mandy Patinkin), além do Dr. Spencer Reid (Matthew Gray Gubler); do também agente especial Aaron Hotchner (Thomas Gibson); do especialista em fixações e crimes obsessivos Derek Morgan (Shemar Moore); da especialista em crimes sexuais Elle Greenway (Lola Glaudini); da responsável por fazer o elo entre os investigadores e a imprensa Jennifer Jareau, também chamada de J.J. (A. J. Cook); e da técnica em computação, Penelope Garcia (Kirsten Vangsness). Durante a segunda temporada temos a entrada de Emily Prentiss (Paget Brewster) e na terceira temporada de David Rossi (Joe Mantegna). A série é uma das maiores audiências da CBS desde sua estreia em 22 de setembro de 2005, sempre com renovação garantida, apesar de eventuais problemas orçamentários e mudanças pontuais em seu elenco .

A BAU é um dos braços do FBI – National Center for the Analysis of Violent Crime, ou Centro Nacional para Análise de Crimes Violentos (NCAVC). Divisão criada em novembro de 1982 e oficializada formalmente em 21 de junho de 1984, a missão do NCAVC é coordenar funções operacionais e de apoio às investigações, além de pesquisa criminológica e treinamento, a fim de prestar assistência às agências federais, estaduais, locais e agências de aplicação da lei estrangeira, investigando crimes incomuns ou crimes violentos repetitivos (crimes em série). Mas não só com esses tipos de crimes o NCAV lida. Eles também fornecem suporte de investigação através de perícia e consulta em casos que não envolvem violência, mas a segurança nacional como, por exemplo, corrupção e investigações de crime do colarinho branco. Foi o Presidente Reagan que deu como principal missão da agência “identificar e rastrear assassinos repetidos”, termo usado para assassinos em série.

Criminal Minds

A missão da NCAVC e da BAU é fornecer um suporte comportamental baseado em investigações e/ou suporte operacional aplicando experiências de casos, pesquisa e treinamento para crimes complexos e sensíveis ao tempo, geralmente envolvendo atos ou ameaça de violência. Hoje, toda unidade do FBI tem um coordenador do NCAVC, também conhecido como “profiling coordinator” ou coordenador de perfil, que funciona como um elo com as agências policiais locais.


Todo criminoso deixa sua assinatura no local do crime. E cabe ao pessoal da BAU descobrir essa assinatura e todos os seus aspectos. Essa assinatura, como descobrimos com o passar da série, é a parte onde o criminoso se satisfaz com seu ato e ela nunca muda ou evolui, tornando-se fácil identificar se existe alguém tentando copiar os crimes de alguém.

Em 2009, apoiado no sucesso de Criminal Minds, foi confirmado que a série ganharia um spin-off. Em 2010, no décimo oitavo episódio da quinta temporada de Criminal Minds, foi apresentado o elenco de Criminal Minds: Suspect Behavior. Tendo sua estreia marcada para 16 de fevereiro de 2011, a série derivada não atingiu o sucesso da orignal e acabou cancelada em 17 de maio do mesmo ano.

Bom, Criminal Minds é exibido no Brasil pelo canal AXN. Corra e faça sua maratona!

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram