Dica de Série – #02: Smallville

Antes de se tornar o maior super-herói do mundo, Clark Kent era apenas um adolescente. Essa é a premissa de Smallville, criada pelos inseparáveis Alfred Gough e Miles Millar – que juntos já escreveram roteiros de alguns filmes conhecidos pelo público, como Eu Sou o Número Quatro (2011) e Herbie (2005), entre outros. É o #2 do Dica de Série

Eu assisto Smallville desde que o primeiro episódio foi exibido na Warner e no SBT inúmeras vezes. Tenho toda a coleção dos Boxes, e não raramente, me vejo assistindo novamente episódios antigos. Em resumo: sou fã assumido do seriado. a série fez parte da minha infância e adolescência. Por isso estou aqui para mais um post recomendando uma série inesquecível e que marcou uma geração.

Smallville

Clark (Tom Welling) tem 16 anos, mora com os pais Jonathan (John Schneider) e Martha Kent (Annette O’Toole) em uma fazenda na pacata cidade de ‘Pequenópolis’, no Kansas, trabalha no jornal da escola com os amigos Chloe Sullivan (Allison Mack) e Pete Ross (Sam Jones III) e seria um adolescente normal, se não fosse pelo fato de ter poderes especiais. Corre para a escola quando perde o ônibus (chegando primeiro que os amigos), ajuda o pai a consertar o trator levantando-o com apenas uma mão, coloca cercas sem a ajuda de ferramentas e tem apenas duas fraquezas: a adorável Lana Lang (Kristin Kreuk) e seu colar com um pedaço da pedra verde que matou seus pais doze anos atrás, quando Pequenópolis foi devastada por uma chuva de meteoros. Mas nem só meteoros caíram do céu naquele dia.

Uma nave espacial é encontrada pelo casal Kent e, junto com ela, uma criança. Doze anos depois, Clark esconde os poderes dos amigos, mas é apenas depois de ter sido atropelado por Lex Luthor (Michael Rosenbaum) que começa a questionar os pais sobre sua origem. Saiu sem nenhum arranhão do acidente e ainda tirou parte do teto do carro – que caiu em um rio –  para salvar Lex, playboy cujo pai é dono de metade de Pequenópolis (Smallville, no original), de quem se tornou amigo. Então, seu pai lhe mostra a nave em que chegou à Terra e tudo começa a fazer sentido. Ou não.

Elenco principal da série nas primeiras temporadas

Lex perdeu todo o cabelo no dia da chuva de meteoros. O senso paterno de seu pai é bem distorcido, é órfão de mãe e também perdeu um irmão que ainda era bebê. É carente e vê em Clark um irmão em vez de apenas um amigo, mas sua amizade pode ser um pouco destrutiva. É aficionado pelos segredos de Clark; guarda o Porsche retirado do rio no dia do acidente e comanda estudos para explicar como o teto foi aberto daquela maneira. A desconfiança – mais sua ganância e até um pouco de inveja – leva à inimizade, que por sua vez, torna Lex o principal arqui-inimigo do Superman.

Apesar de ser o “superboy”, Clark ainda sofre com os dramas da adolescência (como o amor pela linda e popular líder de torcida que é sua vizinha, mas namora o quarterback), o que fica ainda mais difícil quando precisa aprender a lidar com novos poderes que aparecem eventualmente.  A intenção dos produtores era mostrar a vulnerabilidade de um personagem que, tecnicamente, é invulnerável.

As pedras de meteoro são chamadas de kriptonita e são fragmentos do antigo planeta de Kal-El (nome “original” de Clark). Em todos os episódios das primeiras temporadas, Clark precisava deter pessoas que passaram a exibir poderes especiais depois de terem tido contato – direto ou indireto – com pedras de meteoro. Como o garoto que é picado por insetos expostos às pedras e passa a agir como os bichos (trocando de pele e produzindo teias) ou a garota que usou kriptonita como adubo para cultivar legumes e, ao comê-los, adquire o “dom” de sugar toda a gordura corporal das pessoas.


Estreando em 2001, Smallville teve a sua época dourada na saudosa rede norte-americana The WB, encerrando após 10 temporadas em 2011. Soube unir bem o conceito de série teen com sci-fi. Abrindo assim espaço para inúmeras séries de super-heróis que iriam chegar depois, como Arrow e The Flash. Vale mencionar também a trilha sonora da série que se mostrou muito bem feita ao longo das temporadas. Vou ficando por aqui, até a próxima.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram