Séries Na Memória – #23: The West Wing

Que a Casa Branca é um dos lugares que mais despertam curiosidade, não existem dúvidas. Várias séries já foram centradas na presidência americana, mas nenhuma foi tão aclamada e premiada quanto The West Wing: Nos Bastidores do Poder, que ocupa esta #23 do Séries Na Memória.

 A trama conta o dia a dia da equipe do presidente fictício Josiah Bartlet (Martin Sheen) que trabalha na ala Oeste, composta pelo Chefe de Gabinete, Leo Thomas McGarry (John Spencer) e seu vice, Joshua Lyman (Brandley Whitford); pelo Diretor de Comunicações, Tobias Zachary Ziegler (Richard Schiff) e seu vice, Sam Seaborn (Rob Lowe); e pela Secretária de Imprensa Claudia Jean Cregg (Allison Janney).

O show mostra como acontecem as articulações políticas dentro da Casa Branca e como a equipe do presidente trabalha para resolver os mais diversos problemas. Por exemplo, no primeiro episódio entre uma crise interna com Joshua e uma queda de bicicleta sofrida pelo presidente, o grupo tem que decidir o que acontecerá com um grupo de cubanos que está tentando entrar clandestinamente nos Estados Unidos, antes que eles aportem em Miami. Outras coisas que ficam evidentes são os jogos políticos que tentam equilibrar a força entre os republicamos e os democratas.

O enredo foi desenvolvida após o sucesso do filme de 1995, The American President (Meu Querido Presidente, no Brasil), cujo roteirista, Aaron Sorkin, curiosamente, também foi o criador da série. A história foi ao ar pela emissora americana NCB e exibiu seu episódio piloto em 22 de setembro de 1999.

Inicialmente, a ideia era manter o foco da trama só sobre a equipe presidencial. A figura do Presidente era mais onipresente, fazendo somente participações especiais ao longo da temporada. Mas Martin Sheen foi aos poucos, com elogios da crítica e do público, conseguindo espaço e destaque para seu personagem, o Presidente Bartlet.

The West Wing

Para quem pode não saber, The West Wing existe e toda a ideia que a série passa das funções da “equipe do Presidente”, também são reais (salve algumas licenças poéticas para a série). O The West Wing real é o edifício que abriga o escritório oficial do Presidente dos Estados Unidos. É parte do complexo da Casa Branca em que estão localizados o Salão Oval, a Sala do Gabinete, a Sala de Situação e a Sala Roosevelt. Nos três andares do The West Wing existem escritórios para os membros sênior do escritório Executivo do Presidente e toda sua equipe de apoio.

No Brasil, a série ganhou um complemento em seu título: The West Wing – Nos Bastidores do Poder. Ao todo foram sete temporadas de muito sucesso para uma trama centrada nos bastidores da política.

A série ganhou em sua primeira temporada nove Emmys. E recebeu de 2000 a 2003 o Emmy por melhor série dramática. Também em 2000 e 2001 a série ganhou o SAG (Screen Actors Guild) Awards, como melhor elenco de série dramática. Em 2001 Martin Sheen ganhou o Globo de ouro como melhor ator em série de TV – categoria Drama. Assim como em 2000 e 2001 ganhou o SAG Awards como melhor ator coadjuvante/secundário, em série dramática. Ou seja, vale a pena para público e crítica.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram