Séries na Memória – #06: Roswell

Em 1999, o finado canal The WB estreava o seriado teen, com pegada de sci-fi, Roswell. A série, também conhecida como Arquivo Roswell, é inspirada nos livros de Melinda Mertz e durou 3 temporadas, tendo sido encerrada em 2002 pelo canal UPN. E é ela quem ocupa a #6 do Séries na Memória.

A premissa da trama é quase simples. Em 1947, nos Estados Unidos, ocorreu o conhecido Incidente Roswell, onde um OVNI teria caído na cidade do Novo México. Na série, isso de fato aconteceu, a nave era uma espécie de incubadora e alguns anos depois da queda, 3 híbridos (meio humanos e meio aliens) saem da nave e passam a viver disfarçados na cidade de Roswell.

Roswell

Nossos 3 queridos ET’s viviam perfeitamente bem até o momento que Liz Parker (Shiri Appleby ) é atingida gravemente por um tiro e Max Evas (Jason Behr ) resolve usar seus poderes extraterrestres para salvar a vida do seu amor platônico. A partir desse acontecimento se inicia o que é considerado um dos melhores seriados com a temática alien.

Além de Shiri Appleby (de ER, Life Unexpected, Chicago Fire, Girls, unReal) e Jason Behr, Roswell contava em seu elenco com Katherine Heigl (Grey’s Anotomy) no papel da irmã de Max, Isabel, e Brendan Fehr (CSI: Miami, Samurai Girl e Bones ) fechava o trio de híbridos que saíram inicialmente do OVNI. No lado humano, tinha Majandra Delfino (State of Georgia e Friends with Better Life) no papel de Maria, Nick Wechsler (Revenge) no papel de Kyle e Colin Hanks (Dexter) no papel de Alex.

Um fato engraçado envolve Katherine Heigl e suas personagens de Grey’s Anatomy e Roswell. Num dos primeiros episódios de Roswell, ocorre um teste vocacional, Isabel dizia ter planos de ser modelo, mas suas características apontavam que ela deveria ser médica. Em Grey’s Anatomy, Heigl interpreta uma médica que foi modelo antes, cujo nome é Isobel, uma variação de Isabel.

Durante o primeiro ano da série, ficou conhecido que os três não eram os únicos que estavam na espaçonave que caiu em Roswell. Também havia Nasedo, que deveria proteger os híbridos, e Tess (Emilie de Ravin, de Lost e Once Upon a Time).

Apesar do grande sucesso da série durante a sua curta existência, o programa sempre sofreu ameaça de cancelamento. Durante o primeiro ano, a possibilidade do cancelamento da série foi tanta que os fãs se mobilizaram e mandaram inúmeras garrafinhas de Molho de Tabasco, o favorito dos extraterrestes, para o prédio da WB o que garantiu um segundo ano. Entretanto, o canal americano resolveu mudar um pouco os rumos da série e reduzir o lado teen e aumentar o lado sci-fi, o que não foi muito bem recebido pelos fãs e acabou rendendo uma queda na audiência e seu cancelamento ao final do segundo ano. Antecipando isso, os estúdios FOX venderam os direitos da série para o canal UPN que transmitiu a terceira e ultima temporada da série.

Curiosamente, poucos anos após o acordo de transferência de Roswell da The WB para UPN, os dois canais iriam sofrer uma fusão para dar origem ao conhecido e atual canal da CW.



Um dos pontos fortes da série era sua trilha sonora, a começar pela música de abertura, Here With Me, interpretada por Dido. A qualidade da trilha era tanta que foi lançado um álbum em 1999 com alguns dos artistas que tocaram no seriado. Entre eles, Foo Fighters, Sheryl Crow, Coldplay e Smashing Pumpkis.

Roswell foi a primeira vez que eu escolhi ver uma série teen. Confesso que comecei a ver pelo lado sci-fi da trama, mas digamos que acabei sendo seduzida para o dark side teen da coisa. Uma série com uma trilha sonora incrível, drama de qualidade, citações pop e que sabe fazer piada de si mesmo sãs as características que até hoje eu procuro nas minhas séries favoritas e tudo isso existe em Roswell.

P.S.: Você sabia que Heath Ledger fez teste para o papel de Max, protagonista da série?

P.S.: Na abertura da terceira temporada da série os aliens aparecem em azul e os humanos em amarelo. E os todos os nomes são escrito primeiro na linguagem extraterrestre e depois no alfabeto terráqueo.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram