Filme – Nikki, O Cão Selvagem do Norte (Nikki, Wild Dog of the North, 1961)

Uma verdadeira prova de amizade entre o homem e o cão.

Andre Dupas e seu cão Nikki navegam por um rio que atravessa o Banff National Park. Mas a forte correnteza acaba virando a canoa. Enfrentando a natureza e gente cruel, a valente cão selvagem Nikki terá de lutar para sobreviver.

Nikki, O Cão Selvagem do Norte (Nikki, Wild Dog of the North, 1961)

Com direção de Jack Couffer e baseado em "Nomads of the North" de James Oliver Curwood. O filme começa com os créditos iniciais de filmagens das belas paisagens do Canadá. A história traz um caçador chamado Andre Dupas (interpretado por Jean Coutu) e sua cadela lobo domesticada Nikki. Ainda muito nova, Nikki vagueia e descobre um filhote de urso órfão chamado Neewa, cuja mãe, Noozak, é simultaneamente morta por um urso macho furioso chamado Makoos. Por causa da morte da mãe urso, Andre Dupas decide levar a filhote de urso, junto com ele e Nikki, e o trio continua sua jornada rio abaixo.

Durante uma viagem de canoa nas Montanhas Rochosas canadenses, Nikki se separa de seu mestre, quando o barco em que estavam vira durante uma forte correnteza, André luta para ir até terra firme, mas os dois animais, amarrados um ao outro, são puxados rio abaixo. Quando chegam à terra, são forçados a superar o instinto que os torna inimigos naturais e se unir em busca de alimento e abrigo. Apesar de muitas brigas, eles eventualmente se tornam amigos e permanecem juntos mesmo depois que a coleira quebra. Encontram-se então com outros humanos, e aí aparecem outras dificuldades, porém Nikki sempre muito inteligente e corajosa segue superando-as.

Enquanto Nikki e Neewa têm hábitos e necessidades diferentes, eles trabalham juntos para garantir a felicidade mútua e sobrevivência enquanto estão isolados, a aliança pouco ortodoxa sendo quebrada apenas pela hibernação de inverno obrigatória de Neewa. Na verdade, ao contrário das dúvidas de Andre Dupas sobre a habilidade de um cachorro de fazer amizade com um urso, opostos aparentemente podem se tornar grandes amigos.

Com a chegada do inverno Neewa entra em hibernação e Nikki vagueia sozinha. Ele rouba a isca das armadilhas até ser capturada por um caçador cruel, Jacques Lebeau (interpretado por Émile Genest), e pelo relutante companheiro indiano, Makoki. Depois de assistir a cadela agora adulta matar um lobo apesar da armadilha, Lebeau decide treinar Nikki como cão de briga. Após treinar Nikki, o caçador descobre que as lutas de cães se tornaram ilegais, mas continua as lutas mesmo assim.

Entre idas e vindas, Nikki acaba reencontrando seu antigo mestre, se juntando a André na luta contra Jacques Lebeau, que é morto acidentalmente com sua própria faca. Mais tarde, durante uma viagem, Nikki avista seu velho amigo, Neewa; mas o cão percebe que o urso adulto fica mais feliz vagando pela floresta e, então ela opta por ficar ao lado de André. 

O filme apresentou um cenário impressionante e imagens espetaculares da vida selvagem. Algumas cenas particularmente surpreendentes são a luta do urso pardo e do urso preto. Os verdadeiros pontos fortes do filme são que ele é bem feito em locais lindos e as atuações de atores humanos e animais são bem feitas.  A equipe que fotografou as vistas da região selvagem canadense fez um trabalho impecável ao realçar a beleza natural do Yukon. Em seguida, o filme fica escuro e sombrio para representar o horror das proximas cenas. Eles usam muito bem a luz e a cor aqui, e com certeza posso ver porque ganharam um prêmio pela edição. Assisti há um bom tempo no SBT e consegui achar dublado pela internet. Tem aquele gostinho de nostalgia que filmes antigos proporcionam. Recomendo!

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram