Cult Trash #11: Abba, Alphaville, Tina Turner e mais!

Oi! Nesse dia ensolarado escrevo mais um post do #CultTrash.

1 - ABBA com ''Dancing Queen''.

Hoje fazendo estreia no blog, o grupo ABBA. O grupo sueco Abba surgiu em 1966, mas sua força mundial é mais característica do final dos anos 70 e início dos anos 80. Era o final da Era Disco e começo da revolução musical que perpassou toda a década de 80, dominada pela poderosa cena musical inglesa e suas bandas melancólicas – que influenciaram grupos de todo o mundo.

ABBA

Até o final dos 80, a banda sueca – cuja sigla é formada pelas iniciais dos nomes do seus integrantes – se manteve como sucesso das chamadas danceterias – sobretudo com Dancing Queen, entre outros sucessos.

Atualmente o balanço dos anos 70 e 80 passa a ser considerado brega, trash, kistch… Mas, Abba ressurgiu no cenário musical com força a partir de meados dos anos 2000,  agora cult, como sequência flashback das pistas de dança até nos dias de hoje.

A canção do grupo que saparei para o nosso #CultTrash foi: ''Dancing Queen'', lançado lançada em 1976, atualmente, é considerada a canção mais conhecida do grupo e vários críticos a identificam como uma das melhores em seu gênero.


Do ponto de vista da composição e estética musical, o Abba é questionado por muitos. Apesar de achar o estilo do grupo datado, as músicas são boas. Hoje em dia eles se encontram no topo da lista de guilty pleasure de muita gente... talvez até na minha hahaha.

2 - Alphaville com ''Forever Young''.

Uma excelente canção e um clipe estranhamento bizarro... isso é Forever Young. Reprisado a exaustão no MTV Lab Cult Trash. Alguém mais lembra? Foi a partir dali que conheci o grupo e passei a gostar da canção.


Alphaville

A banda Alemã Alphaville, famosa mundialmente nos anos 80 por hits grandes continua na ativa. Somente com o vocalista Marian Gold da formação original.

Forever Young é a faixa título do primeiro álbum do Alphaville, chamado Forever Young lançado em 1984, e se tornou o hino de uma geração. Na época do lançamento, tornou-se até mesmo música obrigatória nas formaturas. Também pudera, uma música linda, com uma melodia incrível e letra perfeitamente em sintonia com seu tempo.


Gosto muito! Tem a regravação da banda Youth Group que ficou muito boa também.

3 - Starship com ''Nothing's Gonna Stop Us Now''

No ritmo dos anos 80, a música “Nothing Gonna Stop Us Now”, interpretada pela banda Starship, fez parte do filme “Manequim” (1987) dá as caras por aqui.

Starship

Apesar de achar o clipe brega, o filme foi bem legal. O que posso dizer? Anos 80, era do cabelo grande e volumoso, exagero marcam o clipe.


Os autores Albert Hammond e Diane Warren foram indicados ao Oscar de Canção Original pela canção.

4 - Tina Turner com ''We Don't Need Another Hero''.

E fazendo estreia no blog Tina Turner com a balada We Don't Need Another Hero (Thunderdome).


Tina Turner


"We Don't Need Another Hero" é a canção principal de Mad Max Beyond Thunderdome, de 1985, estrelado por Mel Gibson e Tina Turner. We Don't Need Another Hero foi lançada no álbum Private Dancer.


Escrita por Terry Britten e Graham Lyle, essa canção foi indicada ao Golden Globe de Melhor Canção Original e ao Grammy de Melhor Performance Feminina em 1986.

5 - The Outfield com ''Your Love''.

The Outfield foi uma banda britânica de pop rock provinda de Londres (Inglaterra). Em 1985, lançaram seu primeiro álbum Play Deep, que atingiu o posto de disco triplo de platina nos Estados Unidos. Uma de suas músicas de maior sucesso, inclusive tocadas até hoje em muitas rádios é a intitulada Your Love.


The Outfield

Em 1985, o Outfield lançou seu álbum de estréia, chamado "Play Deep", pela gravadora Columbia Records e fez bastante sucesso comercial nos Estados Unidos e Canadá, atingindo a posição nº 09 da parada Billboard.

É deste álbum que saiu o maior sucesso do grupo, e talvez seu único, o single da música "Your Love", lançado em 1986. Um fato curioso é que este single fez sucesso nos Estados Unidos e não no seu país de origem, a Inglaterra, atingindo o nº 06 do Hot 100 da Billboard.


A música utiliza muito o solo de guitarra, mas sua sonoridade é totalmente melódica, talvez pelo fato da banda ter se inspirado nos Beatles. Muitos também comentam que o vocalista Tony Lewis tem o timbre muito parecido com o Sting.

É uma música bem trabalhada, e convenhamos que toda banda formada em Manchester faz a melhores músicas, é a cidade considerada o berço musical do mundo, realmente é muito mágico o que acontece ali. 

Encerrando por aqui. Até a próxima! 

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram