Especial: Relembrando o sucesso "Roswell"

Baseado em acontecimentos reais o seriado manteve sua sobrevivência apostando em conflitos teens e no sucesso de séries sobre o além.

A série “Roswell” conquistou uma legião de fãs no mundo inteiro quando esteve no ar entre 1999 a 2002.  Na época de seu lançamento a revista “TV Guide” americana, líder no segmento televisivo, considerou esta série como umas das melhores da temporada e comparou sua temática com o “Arquivo X” com enfoque para o público adolescente. Seu sucesso foi tamanho que com a possibilidade de cancelamento na segunda temporada vários seguidores da série enviaram vidros da pimenta Tabasco, presente em todas as refeições dos alienígenas, para o canal The WB (atual rede The CW), que exibiu o seriado nos Estados Unidos. O movimento deu certo. A série ganhou uma segunda temporada ainda melhor que a primeira, deixando os dramas adolescentes de lado e enfatizando mais no conflito extraterrestre.

Elenco principal da série


As raízes de “Roswell” estão ligadas a polêmica queda de uma nave espacial na pacata cidade de Roswell, Novo México em 1947. Não há dúvida de que algo caiu nesta região no dia 3 de julho de 1947.  Porém, até hoje ninguém sabe ao certo o quê.  Nesta data um fazendeiro encontrou escombros de um objeto não identificado em seu território e chamou o xerife local para averiguar. Alguns dias depois a aeronáutica americana apareceu no local e recolheu todas as evidências. No dia 08 de julho este órgão anunciou que os escombros eram parte de uma nave espacial. No entanto, no dia seguinte os oficiais mudaram de idéia e divulgaram que na realidade um balão meteorológico tinha caído no local. Os oficiais ligados a investigação foram punidos e até o FBI entrou na jogada para assegurar que tudo não passava de um acidente corriqueiro. Mas seus esforços não adiantaram em nada. Pessoas no local afirmam que durante os anos 50 vários corpos de alienígenas foram retirados do local por pessoas ligadas ao exército. Até hoje ufólogos, sites e jornais em todo o mundo debatem o que de fato ocorreu no local.  E não surpreendentemente, a toda hora surgem notícias e pessoas dizendo e tentando provar que de fato os alienígenas estiveram em Roswell.

Baseado nestas histórias a escritora Melinda Metz lançou a coleção “Roswell High”, que inspirou a série que conta a história de  quatro alienígenas, que além de sofrerem com os problemas adolescentes característicos, devem aprender a desenvolver seus poderes para salvar seu planeta dos inimigos. Max, Isabel e Michael conseguiram esconder de todos os seus poderes desde os seis anos de idade, quando sairam de um casulo e foram adotados por famílias em Roswell. Tudo muda quando Max Evans resolve usar seus poderes pela primeira vez em público para salvar Liz Parker, uma estudante local por quem ele está apaixonado. Ela toma um tiro de um grupo de visitantes que começam a brigar no restaurante que ela trabalha e por acaso Max está presente. Este ato complica a vida de sua irmã, Isabel e de seu melhor amigo, Michael, que são obrigados a arriscar suas vidas para acobertar esta revelação.

Durante toda a primeira temporada, o enfoque foi dado as impossibilidades de romance entre Max e Liz, e a relação dos outros alienígenas com os mortais que também fazem parte da trama: Maria, uma garçonete sarcástica e apaixonada por Michael, Alex, filho de Tom Hanks na vida real, que encara o CDF da galera e se apaixona por Isabel e o xerife Valenti, que faz de tudo para desmascarar os alienígenas mas termina tendo que ajudá-os para proteger sua própria vida e seu filho, Kyle , que é salvo no último episódio por Max Evans. Tess é uma quarta alienígena que chega para atrapalhar o romance de Max e Liz e formar o quarteto real.

Já na segunda temporada, o enfoque da trama passa a ser a luta dos alienígenas na terra contra seus inimigos. Seguindo a passagem bíblica da arca de Nóe, Max, Tess, Isabel e Michael foram enviados a terra para garantir a perpetuação de sua espécie e poder restabelecer a paz em seus planetas num futuro próximo. O problema é que os alienígenas só descobrem este fato quando já tem 16 anos e portanto desenvolveram sentimentos terrestres, como o amor, a compaixão, o medo da morte e mesmo o ódio.  No fim da segunda temporada Max descobre ser o líder real do seu planeta e  cabe a ele salvá-lo. Isabel é a princesa do planeta, mulher de Michael, o braço direito no exército de Max. Tess é a companheira e esposa de Max. Segundo um livro sagrado, entregue a Max por Tess, os casais teriam que ser mantidos para que o futuro de seus planetas pudesse ter alguma esperança. O problema é que Max não consegue esquecer Liz Parker, e  sofre cada vez que suas decisões o afastam de seu amor.

Diferente muitas séries de sua época, “Roswell” conseguiu destacar e dosar o que há de melhor nos dramas adolescentes sem abusar da temática, como ocorre em outras séries do gênero. Sempre que o melodrama começa a ultrapassar suas fronteiras, os produtores acrescentam a trama outros elementos estranhos, conflitos planetários e revelam um pouco mais sobre o passado dos alienígenas. Ou seja, “Roswell” misturou o melhor de “Dawson’s Creek” (outro sucesso naquela época) com “X-File”.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram