FullMetal Alchemist: Curiosidades Sobre a História que Vão Fazer Você Pensar

Olá! Tudo em paz? Hoje, irei te ambientar em um dos maiores universos criados em um anime/mangá, e este é, nada mais nada menos, que FullMetal Alchemist 1st/Brotherhood.

Com temática que segue o estilo Steampunk, o enredo tem como personagens principais Edward Elric, um talentoso alquimista que se encontra à serviço do exército responsável pela região de Amestris, e seu irmão Alphonse. Ambos se tornaram militares apenas para ter acesso à informações sobre a Pedra Filosofal, um objeto que todos desejam ter, já que segundo sua mitologia, ela é a única capaz de lhes trazer os seus corpos “originais” de volta.

Os irmãos sofreram mutilações quando tentaram ressuscitar a mãe através de alquimia. Alphonse perdeu todo o seu corpo e viu a sua alma ser fixada em uma armadura, já Edward perdeu o braço direito e a perna esquerda. Mas, será que a busca dos dois pela Pedra Filosofal lhes traria de volta o que eles queriam? Ou ela não representou exatamente aquilo que eles tinham em mente?

Neste artigo, a minha tarefa é a de citar e explicar algumas curiosidades bastante reflexivas, mas caberá a você entrar neste mundo da Alquimia da vida ao meu lado. Então, vamos ao conhecimento.

1. Diferença entre FullMetal Alchemist 1st e FullMetal Alchemist Brotherhood

FullMetal Alchemist teve 2 adaptações em anime, sendo a primeira com o título da série, feita em 2004, contendo 51 episódios, e a outra, em 2009, com o título de “FullMetal Alchemist Brotherhood”, sendo esta última bem mais fiel ao mangá, contendo 64 episódios.

No início, o enredo do primeiro anime segue basicamente a mesma história do mangá, porém ele começa a divergir bastante dele perto do meio da trama, quando Edward e Alphonse encontram-se com a professora Izumi Curtis.

Dante, uma antiga amante de Hohenheim, atua como a principal antagonista da série, o que não acontece no mangá, onde ela nem mesmo aparece. Vários séculos atrás, antes do começo da história, os dois criaram uma pedra filosofal e adquiriram um tipo de imortalidade, onde eles transferem suas almas e intelectos para outros corpos, conforme envelhecem. Apesar de Dante ainda ser capaz de trocar de corpo com a última pedra que ambos criaram, ela não possui o conhecimento completo sobre como fazer uma. Então, quando Hohenheim a abandona, por se sentir culpado pelo sacrífico de tantas vidas, ela usa os homúnculos para incentivar os irmãos Elric, e outros alquimistas desesperados, à criarem outra pedra filosofal para ela.

Quando Scar cria a pedra filosofal, ele a infunde na armadura de Alphonse, o que leva ao seu sequestro. Quando Edward vai ao resgate, ele é morto pelo homúnculo Inveja, o que faz com que Alphonse utilize a pedra para reviver seu irmão, desaparecendo no processo. Enquanto isso, Dante tenta escapar, mas é morta por Gula, um homúnculo cuja mente ela havia destruído e por isso ele não reconheceu sua mestra. Após ser revivido, Edward decide dar sua vida em troca da vida de seu irmão; como resultado, ele vai para um universo paralelo, enquanto Alphonse recupera seu corpo. Determinado a se reencontrar com seu irmão, Ed começa a estudar foguetes, com a intenção de usar essa tecnologia para tentar voltar para seu mundo.

Reprodução

2. A Árvore da Vida Cabalística

Quando a tentativa de ressuscitar a mãe dos irmãos Elric dá errado, Edward é transportado para outra dimensão. Lá existe um portão gigante com algumas inscrições. Ele acaba por ser mais conhecido como A Porta, Portão da Alquimia ou Portão da Verdade.

As inscrições formam o desenho da Árvore da Vida, mais especificamente os traços do ocultista Robert Fludd. A árvore também aparece na abertura do anime, mas muito provavelmente em madeira, pelo que percebi.

Essa imagem ou símbolo é um dos principais assuntos estudados no ocultismo e um dos mais misteriosos. Cada círculo é conhecido como Sephiroth. Muitos capítulos a frente, vemos que o desenho da Porta muda de acordo com o alquimista que o atravessa, a de Alphonse é uma ilustração de George Ripley chamado “The Marrow of Alchemy”.

3. A Verdade

Esse é o nome dado à criatura branca que guarda o portão. Ele se apresenta como a silhueta do alquimista que fez a transmutação humana. Segundo a criadora, a “Verdade” seria uma parte do alquimista, mas no anime a mesma seria a representação do todo.

No final, a Verdade se apresenta para o Homúnculo: “Eu sou o que você chama de Mundo, ou então Deus, ou então Tudo, ou então o Único. Eu também sou Você”.

4. A Capa de Edward

Por toda a série, Edward usa uma capa. Essa peça de vestuário se assemelha muito a roupa ritualística usada em operações mágicas. Se prestarmos atenção, podemos ver que também há um capuz que é muito comum nas vestes ritualísticas, como também é uma peça muito utilizada por magos e ilusionistas. A cor vermelha na alquimia se refere ao Rubedo, operação final da alquimia onde se produz a famosa Pedra Filosofal.

Existem tantas curiosidades sobre este anime, que todas não cabem em um só artigo. Mas, faço questão de deixar ainda nesta matéria um dos valiosos ensinamentos que FullMetal Alchemist nos traz.

A nossa vida tem os mesmos princípios da alquimia. A primeira delas é a Compreensão: todos nós somos aquilo que aprendemos e absorvemos, o que se chama de repertório da vida. A segunda é a Recomposição: a forma como nos moldamos e crescemos de acordo com as dificuldades do cotidiano. E, por fim, a Decomposição: referindo-se a nossa queda, o nosso destino final que pode simbolizar a morte, mas como tudo tem um propósito, ela pode ser apenas uma das portas, porque o maior protesto da eternidade é o nascimento, o ciclo da vida, que sempre há de existir.

Deixo você com esta reflexão. Grande abraço e até a próxima!

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

My Instagram