Dica de Série: O Aprendiz

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do reality show O Aprendiz, não é? Quando estreou no Brasil em 2004, O Aprendiz já era um reality de muito sucesso em vários países. Um dos mais bem sucedidos da primeira grande geração de reality competition, ao lado de Survivor, The Amazing Race, American Idol e outros. Comandado por aqui por Roberto Justus, virou um sucesso instantâneo, com audiências gigantescas para até então Rede Record, canal que exibiu dez temporadas do programa.

No reality os candidatos são testados em provas em equipe, precisando mostrar que sabem trabalhar de forma individual e ao mesmo tempo trabalhar para que a equipe ganhe.

O Aprendiz atualmente está em sua 11a temporada, dessa vez ao ar na Rede Bandeirantes (e a contagem é essa mesma; não é um revival nem um reboot), mantendo o mesmo formato que consagrou o programa ao redor do mundo. Na primeira parte, uma prova que testa a capacidade dos candidatos, onde o grupo vencedor recebe uma recompensa. Na segunda fase, a temida sala de reuniões, onde o grupo perdedor tenta defender o seu desempenho fracassado, e no final do processo, Roberto Justus demite o pior desempenho. Nessa temporada os participantes são influenciadores digitais. Onde 18 deles disputam um prêmio no valor de R$ 1 milhão. 

O Aprendiz

Tentando inovar, a escolha pelos influenciadores digitais é um dos acertos da produção do reality. Boa parte do público alvo da Band com o reality está na internet, ou comenta de forma ativa os acontecimentos do programa nas redes sociais (prazer, eu!), especialmente no Twitter. Por isso, oferecer um programa onde os influenciadores digitais estão participando faz a conversa perfeita entre as duas mídias, além de oferecer ao público uma nova perspectiva desses influenciadores.

Roberto Justus continua afiado na sala de reuniões (mantendo a fórmula do programa), mandando até uma lição de moral nos tais influenciadores. Em uma parte da prova do primeiro programa, foram realizadas 10 perguntas de conhecimento geral para que os influenciadores respondessem, e o grupo perdedor só respondeu cinco perguntas. Logo, Justus manda a melhor frase desse primeiro programa:

– Não adianta serem influenciadores se vocês não sabem nada sobre o mundo ao seu redor.

É legal ver Justus alertando sobre a responsabilidade que esses influenciadores abraçam todos os dias, uma vez que, de alguma forma, eles são ferramentas para melhorar o mundo.

A atração também pode oferecer ótimos conselhos para os empreendedores brasileiros. Como a importância do planejamento, saber ser um bom líder, saber se expressar e ter poder de persuasão, saber vender e negociar, assim como também desenvolver seu poder de negociação, agarrar oportunidades, assumir seus erros. Um prato cheio para empreendedores. Recomendo o reality a todos. O programa está na sua reta final, mas vale a pena acompanhar os episódios já exibidos, que por sinal são disponibilizados pelo Youtube na íntegra através da conta oficial do programa. É diversão garantida (e aprendizado para quem estiver aberto para isso). 

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