5 reality shows que deram certo no Brasil

A maioria desses programas vêm de formatos importados e que bombaram em outros países. Por aqui, a gente pode listar vários que não se deram tão bem, o que fica para um próximo “Top Five”, já que hoje vamos destacar cinco deles que, de alguma forma, foram sucesso. E, por mais que muitos adorem dizer que nunca viram, sempre rola aquela curiosidade, ou vai dizer que não?

5. “Popstars”
ONDE: SBT/DISNEY CHANNEL (2002/2003)
ORIGEM: POPSTARS, NOVA ZELÂNDIA (1999)

Se o Rouge acabou, por culpa da falta de fãs e vendas de discos não foi, e sim por complicações burocráticas entre gravadora, produtora, integrantes e blá blá blá – que inclusive foi título de um de seus singles. E quem as revelou foi o “Popstars”, que fez bonito na audiência, mobilizou milhares de inscrições e teve até participação da Shakira. Tanto é que gerou abertura para a versão masculina, que lançou o Br’oz.



4. “Fama”
ONDE: GLOBO (2002/2005)
ORIGEM: OPERACIÓN TRIUNFO, ESPANHA (2001)

Não podemos dizer que os campeões do “Fama” tenham sido os mais bem-sucedidos depois de saíram da academia musical, mas o programa revelou grandes talentos da música nacional que ouvimos até hoje. Thiaguinho, ex-Exaltasamba, Roberta Sá e o Tomate, por exemplo, foram participantes da segunda temporada, exibida em 2003. Na terceira, Marina Elali, Ivo Pessoa e a dupla Hugo e Tiago estiveram presentes.

3. “Casa dos Artistas”
ONDE: SBT (2001/2004)
ORIGEM: CASA DOS ARTISTAS, BRASIL (2001)

Antes que haja controvérsia, eu já explico, a “Casa dos Artistas” foi sim um grande sucesso e se as outras edições acabaram por não irem tão bem, foi culpa das invenções descabidas da produção e do Silvio Santos. Pra quem não sabe, o programa marcou a maior audiência do SBT e fez com que o canal superasse a média da Globo durante todo o dia, gerando o maior bafafá. Quem não lembra do elenco pra lá de polêmico com Alexandre Frota, Supla, Nana Gouvêa e a vencedora Bárbara Paz?

2. “Dança dos Famosos”
ONDE: GLOBO (2005/2018)
ORIGEM: STRICTLY COME DANCING, REINO UNIDO (2004)

Aqui, a “Dança dos Famosos” é um quadro do exaustivo “Domingão do Faustão”, mas que diferente de grande parte do programa, e excluindo a inconveniência do apresentador, consegue agradar o público que não estava acostumado em ver pessoas famosas dando a cara a tapa em danças coreografas em plena tevê. Estreou em 2005 e está firme e forte até hoje, tanto que ontem a nona edição consagrou o ator Rodrigo Simas como campeão.

1. “Big Brother Brasil”
ONDE: GLOBO (2002/2019)
ORIGEM: BIG BROTHER, HOLANDA (1999)

O programa estreou no Brasil em 2002 e de cara foi um sucesso estrondoso. Quem não se lembra do Kléber Bambam e aquela boneca chata de lata que ele fez dentro da casa? Pois é, e nós, brasileiros, abraçamos com tanto afinco o “BBB” que ele já está em sua décima nona edição em janeiro de 2019. E, gostando ou não, alguém vai ter coragem de dizer que não é o formato importado de maior êxito por aqui? E apesar da audiência em baixa, o formato ainda rende muito para a emissora. 

17 COMENTÁRIOS

  1. Gostei dessa lista.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Queridos leitores,

    convidamos-vos a ler o capítulo 7 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes". Esta semana pela mão da Tixa Falchetto, interpretando Helena.


    https://contospartilhados.blogspot.com/2019/02/ecos-de-mentes-capitulo-7.html

    Sempre com o mesmo carinho por vós,
    saudações literárias!

    ResponderExcluir

My Instagram